Região

Centro de Referência em Assistência Social de Dilermando de Aguiar deve abrir este ano

Diário de Santa Maria

Encontra-se em fase final a construção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Dilermando de Aguiar. Localizado na Rura Lino Preto, ao lado da Casa do Agricultor, a obra já está sendo concluída e deverá ser entregue até dezembro de 2017.

Centro de Referência contará com sala de atendimento individual, copa, sala de reuniões, banheiros e pátio Foto: Arlei Silveira / Prefeitura de Dilermando de Aguiar

Segundo o prefeito Claiton Ilha (PMDB), o novo prédio contará com sala de recepção, sala de atendimento, sala de uso coletivo, sala administrativa, copa, sala de reuniões, sala de atendimento privativo, banheiros e pátio amplo.

– A nova estrutura do Cras irá favorecer a organização, a qualificação e a oferta dos serviços socioassistenciais da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, no município de Dilermando de Aguiar – informa a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Cidadania, Dionísia Moraes.

Mãe e padrasto são indiciados por maus-tratos a irmão de menina morta 

O Cras é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais no município. Por meio dele, possibilita-se, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. 

ATUAÇÕES

O Cras é a porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. Desempenha papel central ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico é compatível com o trabalho social com famílias atendidas e conta com uma equipe profissional de referência formada atualmente por assistente social, psicóloga, coordenadora e equipe auxiliar.

Liminar garante cirurgia a soldado pelo IPE

Entre as principais atuações do Cras estão prestar serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do Paif, como acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária. 

* Com informações da prefeitura de Dilermando de Aguiar

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

OPINIÃO: Governo e luta pelo poder

Próximo

Tosas dos pets no inverno exigem atenção especial dos tutores

Geral